Mais Amor, Menos Preconceito

Olá, cat lovers. Tudo bem com vocês?

            __...---._             _.---...__
            \     /\   \          /   /\     /
             \   (  )   \        /   (  )   /
              `.  \/   .'\      /`.   \/  .'
                ``---''   )    (   ``---''
                        .';.--.;`.
                      .' /_...._\ `.
                    .'   `.a  a.'   `.
                   (        \/        )
                    `.___..-´`-..___.'
                       \          /
                        `-.____.-'


Estamos a meio do mês de outubro e meio mês falta para chegarmos à Noite das Bruxas – ou Halloween. Costuma ser uma data de festa, onde a maior parte do pessoal jovem sai para se divertir com os amigos, os mais novos vão ao “Doce ou travessura?”, mas também há quem faça coisas mais para o terror. E falo disto para dar ponte às superstições que os gatinhos de pelo preto são vítimas nesta data em específico. Superstições que, para mim, são mesmo um autêntico terror. A sexta-feira passada foi uma “sexta-feira 13” e vi, através das redes sociais, os gatos pretos chamados ao assunto e ‘o quão relacionados estão estes animais com o azar’.

Sigo várias páginas de gatos e cada vez mais se vê que os gatos pretos são os mais abandonados e os que mais aparecem em instituições para adoção. Quando falo disto, falo em cerca de 70% dos gatos abandonados. Ridículo! Porquê?! Deixem-me que vos diga que, para além das superstições e dos mitos serem grandes responsáveis, as redes sociais, inconscientemente, também o são. A principal causa apontada para este abandono de grande dimensão é a dificuldade dos donos em tirar fotografias com eles. Numa sociedade dominada pela exposição nas redes sociais e pelas selfies, ter um gato que parece sempre a silhueta de um gato, não parece cativar. Então, qual a solução que estes donos, que adoram os seus animais, arranjam?! O abandono! Claro… Forma mais fácil de agir. Digo-vos, se eu tivesse de abandonar algum dos meus gatos por uma razão de força maior – e não imagino nenhuma que desculpasse o abandono –, eu ficava totalmente destroçada! Não compreendo como é que as pessoas conseguem ser assim. Até posso dar umas dicas, que já estão disponíveis em websites para as pessoas cruéis que não conseguem fotografar em condições os seus animais de pelo preto (sim, porque os cães de pelo preto também começam a ser atingidos por esta idiotice): procurem escolher um fundo minimalista, para o gato sobressair, e posicionem-no para uma fonte de luz natural (que não a do Sol direto, visto que eles têm vistas sensíveis); o ajuste de brilho e contraste da câmara podem ser muito úteis. Será que vão abandonar menos, assim?!...

Em relação aos mitos, não passam disso mesmo, MITOS! Mitos, histórias, lendas, superstições, o que quiserem chamar! E, no fundo, a maior parte das pessoas sabe disso. Na verdade, até tem a sua graça saber como as histórias e respetiva fama surgiram, como é que se prolongou durante décadas e também saber que, em alguns países, eles são vistos como algo que traz sorte, segundo o site PetMag (Gatos pretos e as superstições de Halloween). Podemos ver mais explicações pormenorizadas em Mundo dos Animais. Mas há alguma maldade que permanece e que nos dá notícias tristes, como as de gatos pretos nas ruas, mortos, só porque foi noite de Halloween. Se eu tivesse um gato preto de estimação, acreditem que ia ter muito cuidado para que ele não fosse à rua, principalmente nessas datas. É que eu não sei como agiria se visse o meu gato morto ou a sofrer porque alguns imbecis decidiram fazê-lo por ser um ‘gato do azar’. A maior parte das pessoas só não quer cruzar-se com os bichanos, mas há sempre alguém que não tem consciência da realidade de um animal que não fará mal se não se sentir ameaçado, como é a natureza de qualquer ser vivo.

Devido a estes factos, apelo para que fiquem atentos caso queiram colocar algum gatinho preto para adoção, principalmente quando estamos perto de datas como o Halloween ou 'sextas-feiras 13'. Se alguém se interessar, é sempre bom dizer antecipadamente que o gatinho tem uma manchinha branca em qualquer lugar – isso pode evitar que ele seja usado em rituais religiosos e esse tipo de coisas.

Não deixem que aconteçam essas injustiças aos nossos bichinhos, que são gatos como qualquer gato de outra cor! Mais amor, menos preconceito!




Beijinhos!

Comentários

  1. Os gatos pretos também são gatos! Excelente partilha e opinião :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São gatos, independentemente da sua cor! Muito obrigada pelo feedback positivo! ❤

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares