A Aparição dos Gatos

Olá, cat lovers. Tudo bem com vocês?

Sejam bem-vindos ao meu blog e obrigada por estarem aqui a ler o meu primeiro post! Espero que gostem e que leiam até ao final. 

Então, na minha descrição já vos expliquei o propósito deste blog e que o assunto dominante aqui será precisamente GATOS! Não fossem eles tão territorialistas e eu tão apaixonada por estes bichinhos!
Andei aqui a matutar sobre com qual tema estrear o blog e achei que a “aparição” dos nossos queridos gatinhos nas tecnologias de comunicação seria uma boa ideia. E desengane-se quem pensa que essa “febre” dos gatos surgiu no mundo das tecnologias de comunicação recentemente, pois isso já vem lá de trás, muito antes da internet se expandir pelo mundo fora. Os felis catus, como se chamam cientificamente, já estavam presentes nos meios de comunicação mais primitivos, nomeadamente na televisão. Afinal, são vários os desenhos animados e filmes que passavam pela TV há décadas e décadas, até muito antes de eu nascer, em que algumas personagens de gatos estavam incluídas. Quem não se lembra do  “Gato Félix”, do “Tom & Jerry”, da “Hello Kitty” ou do “Garfield”?
Viram como eles estão entre nós há décadas e décadas? Mesmo escapando às tecnologias, percebe-se que o amor pelos gatos é atemporal e é isso que prova o site Old Timey Cats, que reúne imagens e vídeos vintage de gatos em diferentes épocas, lugares e momentos históricos. Podem ir lá espreitar! 
Andei a pesquisar um pouco sobre o assunto e descobri que, dentro das várias histórias e das várias personagens do século XX, já existiam paródias sobre comportamentos de gatos na vida real, tanto para entretenimento de crianças como para entretenimento de adultos. Já nessa época, os gatos chegavam a todo o lado e há uma lista interminável de programas que pode comprovar isso. Acho muito curioso como um animal consegue ser representado de diversas maneiras, para vários públicos-alvo, e nunca sai de moda.
Com a evolução da tecnologia, os gatos não ficaram para trás, ou não fossem eles tão espertinhos! O aparecimento da internet trouxe uma nova forma de insersão dos gatos nas nossas vidas, mesmo que não os tenhamos em casa. Agora, vocês pensam: “Como?”. E a resposta é: “MEMES!”. Sim, isso mesmo. Tenho a certeza que qualquer pessoa que está a ler este texto já viu vários memes de gatos. É que eles são tão expressivos, tão específicos, têm uma personalidade tão vasta e peculiar ao mesmo tempo, que só poderia resultar nisso. Mesmo parecendo despretensiosos, eles fazem por estar presentes em várias circunstâncias, querem sempre aparecer, parecem umas autênticas estrelas de Hollywood!


Mas a “vida” deles na internet não se resume a memes.  Para além disso, nas redes sociais onde estou inserida, sigo várias páginas sobre gatos que mostram vídeos, imagens, gifs, tudo isto sobre eles. Algumas páginas já abrangem as famílias dos gatos grandes, que têm comportamentos completamente idênticos, mas numa proporção maior. Enfim, há uma variedade imensa de abordagens sobre gatos nas redes sociais que, se ficasse aqui a descrever, prolongar-me-ia muito. É que eu vejo tanta coisa por dia relativa aos felinos, que mais parece um vício do que outra coisa. Nunca me farto e sempre quero mais!  É mais forte do que eu...! E quando me deparo com gatos na rua, que ataque de fofura!!! Tenho mesmo de lhes passar aquela festinha no cachacinho. Como se isso não chegasse, sempre que tenho oportunidade, também os coloco na internet, tanto os meus, como os que passam por mim na rua. É quase rotina colocar imagens dos meus gatos nos famosos snaps ou instastories quando eu acho que ficaram bem na foto (que é quase sempre!).

Há quem diga que o mundo será dominado pelos gatos, no futuro. Será?

E, por hoje, é isso. Espero que tenham gostado e que voltem aqui para ler os próximos posts.
Beijinhos!



P.S.: Para terminar, deixo-vos aqui uma lista de filmes e desenhos animados, nos quais os nossos amados gatinhos são grandes estrelas:
·        “Gato de Cheshire” (Alice no País das Maravilhas);
·        “Gato das Botas”;
·        “Sylvester” (Looney Tunes);
·        “Mingau” (Turma da Mónica);
·        “Azrael”  (Smurfs);
·        “Figaro” (Pinóquio);
·        “Os Aristogatos”;
·        “Pussyfoot” (Cinderela);
·        “Marie” (Warner Bros);
·        “ThunderCats”. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares