Um Gato Saudável Representa Um Ser Humano Saudável

Olá, cat lovers. Tudo bem com vocês?

Citando o que disse no post anterior, "Apesar das diversas personalidades e funções que os kitties conseguem ter, eles, tal como outros animais, conseguem ter um impacto bom na vida do ser humano, independentemente dos seus hábitos." Para quem não lida com estes animais e não sabe bem do que se fala, há sempre exemplos a correrem pela internet, inclusive nas redes sociais. Estas são algo que a maior parte das pessoas utiliza diariamente, várias vezes ao dia, principalmente o Facebook e o Instagram, nem que seja para passar o tempo ou para ver as últimas atualizações do feed. Eu também faço isso e, como a maior parte das páginas que sigo é sobre gatos, as últimas atualizações do feed de qualquer rede onde estou inserida é quase sempre sobre gatos. Quase sempre, mesmo! 

Claro que nem tudo o que aparece nas redes sociais ou na internet em geral é verídico, há sempre notícias que são "verdadeiras mentiras". No entanto, não são todas assim. No outro dia apareceu no meu feed do Facebook uma ligação que uma página sobre gatos partilhou: Gatoterapia: 5 benefícios de viver com um gato. A notícia começa com o seguinte parágrafo: "Os gatos são animais maravilhosos. Eles amam a independência, mas também os mimos. Às vezes parecem odiar o mundo, mas em outras são tão carinhosos que chega a incomodar. O comportamento ambivalente e confuso desses animais é extremamente parecido com o dos seres humanos. Talvez por isso técnicas como a gatoterapia tenham começado a ganhar força no terreno da saúde emocional." Isto é tão verdade, os gatos são tão donos de si que são eles que decidem quando é que ficam sozinhos e quando é que querem companhia, chegando ao ponto de serem tão chatos e irresistíveis que uma pessoa cede sempre quando eles pedem por mimo, com o seu magnífico ronrom. Complementando, a frase a negrito diz tudo o que um dono atento de um gato se apercebe (falo porque vejo o mesmo nos meus gatos), os gatos conseguem ser tão parecidos connosco que conseguem cativar a amizade humana de uma maneira tão transparente, que nem se dá por ela, exatamente por agirem, de certa forma, como nós!

É bom saber que, inocentemente, estes animais fazem bem aos humanos em várias vertentes, dos bebés aos idosos, de problemas cardiovasculares a problemas de stress. Lê-se isso em várias publicações partilhadas por páginas sobre gatos e animais em geral, como, por exemplo: 4 provas de que ter um gato faz bem para a saúde8 motivos científicos que comprovam que ter um gato faz bem para a saúdeEstudos comprovam que ter um gato faz bem à saúdeSabia que o convívio com o seu gato lhe faz bem à saúde?, entre outros. Ao contrário do que muita gente pensa, os gatos são, realmente, seres que nos fazem boa companhia, que podem trazer calma, que nos fazem valorizar os bons afetos, que nos fazem perceber que o amor deles é verdadeiro e recíproco.

Isto são factos super interessantes, não só sobre os gatos, mas sobre os animais em geral. No entanto, os gatos têm um cantinho muito especial e importante no que toca ao facto de fazerem bem à vida das pessoas, principalmente dos seus donos. Felizes aqueles que se apercebem disso e que nem se atrevem a abandonar um bichinho destes. A internet, de vez em quando, tem destas coisas boas, estas coisas de nos informar que os animais não são apenas animais, mas sim amigos das pessoas, a ponto de nos darem saúde!

Só é importante realçar um grande pormenor: um gato saudável representa um ser humano saudável.

Tommy Lee. O dorminhoco. ❤


Beijinhos!

Comentários

Mensagens populares