Atitudes Estranhas Ou Atitudes Com Amor?

Olá, cat lovers. Tudo bem com vocês?

Continuando com o tema do post anterior, certas ações dos gatos deixam-nos a pensar se as mesmas são só estranhas ou se têm algum tipo de amor envolvido, "já se sabe que as atitudes dos animais em geral são de instinto genuíno, não há um motivo específico para eles fazerem aquilo e, ao mesmo tempo, há toda uma razão para o fazerem, como o quererem chamar a atenção do dono e dos que os rodeiam."

No entanto, tudo tem uma razão (por mais estranha ou evidente que pareça)! Os gatos, de tão enigmáticos que são, têm o dom de nos fazer parar para pensar no que, afinal, estão eles a fazer.

Posto isto, vou explicar dez das inúmeras atitudes destes queridos felinos:

1. Quando os bichanos estão deitados no chão a rebolar de um lado para o outro, significa que querem brincar e receber carinhos dos donos, ou seja, querem a nossa total atenção. É nestas ocasiões que temos tendência a fazer-lhes festinhas na barriga e, em vez de gatos, eles passam a parecer o diabo com as unhas aguçadas!

2. Quando eles estão de barriga para cima (muitas vezes, isto acontece em simultâneo com o ponto número 1), significa que estão a testar a nossa confiança, pois, desta forma, eles verificam se o dono realmente respeita os seus limites. Como ficam com os seus órgãos vitais bastante expostos e, por essa razão, ficam vulneráveis a predadores, eles respondem defensivamente quando se sentem atacados. No entanto, também é uma forma de demonstrar que confiam no seu dono. Mas a melhor maneira de se fazer festinhas na barriga destes pequenos animais é, primeiro, passar as mãos nas patas. Se eles gostarem deste tipo de carinho, então podemos, cuidadosamente, aproximar as nossas mãos das suas barrigas. Para saberem mais sobre isto, podem sempre ler pormenorizadamente em Gatos não curtem carinho na barriga.

3. Quando os pequenos felinos estão com uma vontade enorme de morder e abraçar o nosso braço em simultâneo, estão a fingir uma luta connosco para mostrar que querem brincar, mas não significa que nos querem agredir seriamente, como podem dar a entendê-lo na maior parte das vezes. Ao contrário da pele dos gatos, o revestimento do nosso corpo não está protegido contra as mordidelas e arranhadelas causadas por eles e isso é algo que os mesmos não sabem... Acreditem na boa vontade deles, aquilo é mesmo só brincadeira!

4. Quando os gatos começam com aquelas massagens fantásticas, tanto no nosso corpo como em alguns cantos da casa, significa que se sentem bem e confortáveis nesse sítio específico. Esse gesto nasceu com eles, pois eles faziam isso na barriga das suas mães para produzir leite na altura em que mamavam. Mas podem admitir que, quando é nas nossas costas, as massagenzinhas dos nossos animaizinhos até sabem bem!

5. Quando estes seres muito peculiares começam a mostrar o rabo com a cauda levantada, normalmente em frente à nossa cara... Bem, isso tem a seguinte explicação: no mundo dos gatos, é normal que eles cheirem a parte de trás uns dos outros, ou seja, quando eles fazem essa pose para nós, querem fazer-nos esse convite. É isso mesmo! No entanto, nós não vamos estar a cheirar o rabiosque deles, pois não?! Mas acreditem, eles não querem ser mal educados, é mesmo com a intenção de simpatizar!...

6. Quando colocam a pata traseira totalmente esticada para cima, normalmente fazem-no para realizarem a sua higiene diária, como já hão-de ter reparado. No entanto, como eles não dão ponto sem nó e são uns grandes exibicionistas, aproveitam para fazê-lo à nossa frente para nos mostrarem o quão flexíveis eles são. É mesmo de impressionar, só que eles nunca irão entender o quão impressionados nós ficamos com isso (*ironia*)!

7. Já repararam que, muitas vezes, os gatos estão, simplesmente, a olhar para o nada?! Pois bem... Na verdade, eles estão a olhar para algo que é inalcançável à nossa vista! Como estes animais têm os sentidos muito apurados, principalmente a audição, já dito em posts anteriores, na maior parte das vezes eles estão mesmo a tentar captar visualmente ou auditivamente o que acabou de lhes passar ao lado, como um mosquito ou uma simples poeira ou até mesmo um raio ultravioleta. Também pode acontecer de estarem a tentar ouvir algo que nós não conseguimos perceber. Juntamente com isso, eles fazem aquele olhar em que a pupila do olho fica enorme e até nos perguntamos a nós próprios o que se está a passar com o pobre animal. Podem saber mais sobre o que os gatos conseguem ver para além do que os humanos veem em Eles realmente veem coisas que nós não vemos.

8. Juntamente com esses olhos enormes que eles fazem, também costumam fazer uns ruídos quando veem pássaros. O instinto de caçador deles é ativado e eles fazem barulhos e têm comportamentos esquisitos porque sentem uma espécie de frustração por não conseguirem caçar a ave à vista. E, quando conseguem, já sabem, novo presente para os donos! Há outros ruídos que os gatos fazem e podem encontrar a explicação em Miados, ruídos, chiados e rosnados. O que exatamente o seu gato está tentando lhe dizer?

9. Certamente que já apanharam os vossos gatos a dormir dentro de caixas em vez de dormirem nas caminhas fofinhas e quentinhas que compraram para eles. Pois, a resposta para esse dilema é a seguinte: os gatos tentam sempre ficar protegidos, mesmo quando não correm perigo. Independentemente da caminha fofinha e confortável que vocês adquiriram para ele, se estiver alguma caixa disponível por perto, ele vai (quase) sempre escolhê-la porque, para estes animais, dormir em espaços pequenos e delimitados faz com que eles se sintam mais seguros e tranquilos enquanto usufruem da sua sestinha. Vão-se habituando!

10. Como falei no post Onde Está O WallyCat?, os gatos têm muito a mania de, de repente, desaparecerem ou esconderem-se! Pois bem, eles são especialistas em arranjarem um cantinho onde ninguém os encontra e isso acontece porque os bichanos também precisam de tempo só para eles, principalmente quando se cansam um bocadinho dos seus donos (não se preocupem, eles continuam a adorar-nos!). No entanto, quando tudo corre bem e no que depender deles, voltam sempre para casa porque gostam muito de nós! (Não é porque apenas têm fome e saudades de mimos, tirem essa ideia horrível da cabeça!)

Poderia continuar a abordar muitas mais curiosidades sobre estes animais fantásticos, pois as particularidades deles são variadas e autênticas, mas deixei-vos as dez situações mais relevantes, na minha opinião. Como veem, há bastantes coisas que os gatos fazem para nos chamar a atenção, porque, no fundo, eles gostam de nós!

Espero que tenham gostado!

Tommy Lee(ndo) 


Beijinhos!

Comentários

Mensagens populares